sábado, 21 de maio de 2016

Quando a mídia fala das oligarquias sem medo

                                                                                       Por Jorge Luis

 

A reportagem publicada no blog de notícias Ponto Crítico intitulada Oligarquia Coelho: uma história de oportunismo, patrimonialismo e apoio a golpe de Estado, sobre a trajetória da família Coelho ao longo de quatro gerações na história política brasileira, é de grande importância nesse momento de uma crise institucional em que passa o país.

É muito raro encontrar na mídia da região  algo tão contundente e escrito com tanta lucidez sobre o clã Coelho que domina politicamente há quatro gerações a região. A reportagem é importante para que a população local possa identificar como políticos de famílias tradicionais se comportaram diante do ataque a democracia brasileira.
Ao fazer um apanhado histórico desde que o Coronel Quelê (Clementino de Souza Coelho) foi eleito vice-prefeito de Petrolina, inaugurando uma dinâmica de dominação política regional baseada em apoio que vai desde a ditadura militar a presidentes eleitos ou não pelo voto popular.
O domínio político da família Coelho é esmiuçado ao longo da reportagem, desde a participação do Senador Nilo Coelho nos governos ditatoriais, aos conchavos feitos por ele para chegar a presidência da Câmara, culminando com a ascensão do seu sobrinho Fernando Bezerra ao Ministério da integração nacional no governo Dilma Rousseff, de 2011 a 2013. Atualmente como senador da República participou ativamente como apoiador e articulador do impeachment da presidenta Dilma.
Ao publicar a reportagem sobre a família Coelho, o blog Ponto Crítico nos fala do espaço de poder que a mídia tem de debater e mediar, e ao fazer seu papel na sociedade que é o de informar e expor idéias, de formar cidadãos críticos e conscientes, assim a sua parcela de colaboração e formação política e cultural na sociedade é significativa.
A  cadeira de Crítica da Mídia foi de extrema valia para o meu futuro como jornalista. Me aprofundei nos conhecimentos e nos questionamentos do papel da mídia nos dias atuais, além do embasamento e de criar uma nova visão sobre a nossa realidade de  construtores de notícia.
 O blog Observatório da Mídia foi essencial para o nosso empoderamento como futuros profissionais, e nos fez compreender como muitas vezes a produção jornalística é difícil e ao mesmo tempo prazerosa no seu labor
O Seminário de Crítica da Mídia me deu uma visão menos romântica do mercado de trabalho, e me ajudou a tomar uma decisão que vinha amadurecendo há um longo tempo.

http://pontocritico.org/13/05/2016/oligarquia-coelho-uma-historia-de-oportunismo-patrimonialismo-e-apoio-a-golpes-de-estado/

                                                            






Nenhum comentário:

Postar um comentário