sábado, 21 de maio de 2016

Eleições ou Campanha partidária fora de hora?

Por: Lidiane Lopes

O blog de Edenevaldo Alves publicou uma noticia sobre eleições 2016 na cidade de Dormentes - PE, o título quase releva o teor da matéria, que diz: "Eleições 2016-Dormentes: Nossa união é forte e duradoura, afirma Josimara Cavalcante", acho que o blogueiro antes de publicar qualquer coisa sobre eleição precisa entender mais sobre esse sistema democrático que decide o futuro de uma comunidade.

Quando falamos de eleições em qualquer época, e principalmente em ano de eleição, primeiro precisamos situar o leitor do que é esse processo democrático e essa responsabilidade de escolha do representante da sua comunidade. Segundo quando colocamos um título tão parcial assim não estamos tendo o cuidado e a delicadeza de passar informação sem assumir posição de influencia, causando assim uma posição partidária em uma empresa de comunicação, que não deve ter vínculos com políticos e implicitamente fazem campanhas partidárias fora de época.

Em seguida a noticia é construída só na fala de Josimara Cavalcante, que não é identificada, só que é de tal partido diz que " selou de vez a união política" dela com deputado e senador de tais partidos. Acho que nosso blogueiro ta tentando vender o "peixe" e não noticia. O blogueiro para atrair o leitor coloca no inicio da noticia "Descontração e muitos planos visando melhores dias para o município de Dormentes", fazendo seu blog assumir mais um papel de coluna social que está na editoria de política, do que blog de notícias com credibilidade segundo o seu slogan.
  
O texto é curto e parece mais uma nota de assessoria, termina com a fala da Josimara Cavalcante que revela a possível candidatura, e aproveita para "encher a bola" do seu companheiro de partido "... vamos definir quem ficará com a cabeça da chapa, ou seja, quem será o candidato a prefeito, se for Geomarco pode ter certeza que vou ocupar a vaga de vice, com muita honra" falou Josimara. O ponto é um blog que divulga noticias das regiões deveria ter ao no mínimo um senso crítico ou um cuidado com certas noticias que divulgam para seus leitores, as influencias que causam e como publico vai receber as informações.

O que de fato é importante observar nessas críticas, nessas reflexões as mídias de comunicação da região? Bom o fazer jornalístico vai para além de postagem com bobagens sociais, é um atendimento, uma assistência, um registro da sociedade. Divulgamos como a sociedade funciona, o que ocorre na rotina do povo, a crítica vem para construir e debater se essas mídias realmente estão correspondendo a essa papel social, um papel que influência opiniões, posições e estímulos de todo uma comunidade.

A disciplina de crítica da mídia, no curso de comunicação social, vem para abrir a mente de futuros jornalistas a observações e reflexões dos cuidados que devemos ter com as noticias, matérias e reportagem que escreveremos, o blog criado durante a disciplina é uma prática para os alunos colocarem todas essas observações e o evento Seminário de Crítica da Mídia aproxima a mídia desses alunos, buscando um debate esclarecedor dos profissionais da área sobre esse papel da mídia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário