sábado, 21 de maio de 2016

Jornalismo com apuração

Por: Beatriz Souza
Militantes de movimentos sociais travam lutas diárias para falar sobre assuntos que a maioria da população tenta ignorar. Essa semana foi comemorado o dia Nacional de luta contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e é muito importante explorar a data e abrir um debate sobre a causa.
Sobre o assunto o blog Ponto Crítico produziu uma matéria muito interessante sobre o tema, não foi uma cópia de um texto institucional (como fez o blog de Edenevaldo Alves),  ou uma nota, ou um cartão com a data, mas um texto esclarecedor e coerente, diferente dos textos produzidos na maioria dos outros blogs, que escrevem pouco com medo do leitor não se interessar e desistir da leitura pelo tamanho extenso da matéria.
No texto é explicado o porque da escolha da data, e são expostas entrevistas com fontes oficias sobre o tema como a do promotor titular da Primeira Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania com atuação junto a Vara da Infância e Juventude de Petrolina, que fala da importância da criação de políticas públicas e educacionais eficientes para tentar diminuir esses crimes, no texto também  há opinião de um psicólogo da área que discorre sobre os danos que o abuso causa à criança.
O promotor chama atenção para músicas machista,  ofensivas e incentivadoras do crime de abuso que são sendo tocadas livremente. Afinal quem nunca ouviu uma letra sobre  as "novinhas" menores de idade. Será que esses compositores já pararam para pensar que essa "novinha" é uma criança?!, é que  "relação" (ABUSO) com ela é crime?!. O pensamento machista e preconceituoso das pessoas mata milhares de  crianças todos os anos.
A matéria é composta por estatísticas sobre a violência e esclarece dúvidas sobre como realizar uma denúncia. Pode até parecer que o texto é bem normal, afinal toda matéria que se preza deve ter no mínimo três fontes, estatísticas, pesquisas apuradas e tudo mais, entretanto isso infelizmente não é comum nos blogs da região do Vale.


Acredito que é muito importante se questionar e discutir sobre o que é lido na mídia, ter  criticidade, buscar sempre mais de um canal e não ser influenciado por ninguém. A verdade é que há sempre mais de um lado da história, por isso devemos sempre desconfiar de um texto com apenas uma fonte. A disciplina de Critica da Mídia no curso de Comunicação Social da UNEB Juazeiro-BA, abriu espaço para discussão sobre o que estava sendo publicado pela mídia. A experiência foi bastante proveitosa, e os alunos puderam expor suas criticas em um blog, o Observatório da Imprensa que semanalmente faz análises sobre matérias publicadas na região. Além disso, também aconteceu um encontro com jornalistas da área de tv e rádio, durante o "Seminário de critica da mídia" que abriu espaço para a discussão sobre a qualidade da informação que está sendo produzida por aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário