sábado, 21 de maio de 2016

O Temer pela visão do G1

Caio Alves

O Brasil passou de um país a beira do colapso para o país em reforma, nas páginas da Veja, nas palavras de William Bonner e nas notícias do G1. Enquanto a presidenta Dilma Rousseff estava governando o país, os meios de comunicação golpistas não deram sossego. Éramos bombardeados toda hora com vazamentos, prisões, charges difamando o governo e até a presidenta e muita propaganda anti o governo. Mas agora, tudo mudou. Voltamos a ser o país que não é permitido pensar em crise e não ter cultura.

No dia 12 de maio, o G1 fez uma matéria com o propósito de desenhar o perfil do Presidente Interino, Michel Temer, ou Michel de Temer (como a assessoria de imprensa dele gosta de postar no seu perfil no Twitter). Com o título Articulador discreto, Temer domina engrenagens do Congresso Nacional, a matéria escrita por Fabiano Costa traz a trajetória política do peemedebestaista desde os tempos que cursava Direito na Universidade de São Paulo (USP) e era o segundo-tesoureiro do centro acadêmico da faculdade. Mostra que não é de hoje que o seu lugar é para ser um mero vice-ilustrativo.

A matéria fala brevemente do envolvimento dele com o esquema de corrupção que atuava na Petrobras, mas é uma coisa tão breve que é abafada por uma nota que ele lançou para a imprensa quando foi citado na delação de Delcídio do Amaral. E depois falam que ele se tornou ficha suja e inelegível por oito anos, por ter doado dinheiro a campanhas acima do limite legal. Mas também é abafada por uma nota que a assessoria dele mandou para o G1: “houve um erro de cálculo na doação”.

Lembro das matérias longas com hiperlinks e até infográficos que o G1 fazia quando saía o nome de algum político da esquerda. Ficavam remoendo essa informação por semanas, mas como é a direita apadrinhada da Rede Globo, preferem esconder esses casos e falar da ‘vida pessoal discreta’da família Temer.

E da vida discreta dos Temers, ficamos sabendo que ele tem fama de pão-duro, que é um ‘gentleman’, detalhista, gosta de ler no avião e prefere ficar com a família nos fins de semana. Além de fazer caminhadas ‘para manter a saúde’. Esperando o próximo ‘Bem Estar’: Não perca hoje! Dicas de Michel Temer para manter a forma com 75 anos. Plim Plim.  

Acabou...

Calma, ainda temos que aturar mais um pouco de Temer, mas já já ele vai cair!


Hoje é o último dia de aula da disciplina ‘Crítica da Mídia’, aula empolgante aos sábados (sqn – é por causa do sábado). Foram aulas proveitosas e importantes para um futuro jornalista se colocar no outro lado balcão e saber o que passa na cabeça dos seus leitores (críticos). E assim tivemos a experiencia de praticas nossas escritas/criticas no blog do Observatório da Mídia do Vale do São Francisco e  do seminário de Crítica da Mídia. Espero que essa plataforma continue para os próximos períodos e quando eu tiver com a minha língua e dedos afiados volto a fazer uma visita por aqui. Abraço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário