sábado, 30 de abril de 2016

Um acampamento e vários enquadramentos

Por Dida Silva


Iniciou na última quarta-feira (27) em Petrolina, sertão pernambucano, o Acampamento Popular pela Democracia, evento criado em 10 de abril para acompanhar o processo de discussão do impeachment no Congresso Nacional. O acampamento é composto por movimentos populares, centrais sindicais e entidades estudantis, sendo realizado em várias cidades do país. Na cidade a organização do acampamento é realizado pela Frente Brasil Popular.

O acampamento em Petrolina foi montado na Praça Dom Malan, ao lado da Igreja Catedral, no centro. Na sua programação constam inúmeras plenárias, além de apresentações culturais e se estende até o dia 30 de abril. O intuito do evento é chamar atenção da população para o processo de Impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, que no momento tramita do Senado.
Os blogs da região pautaram o evento, obviamente com suas peculiaridades e parcialidade no momento político atual. O blog Ponto Crítico trouxe contextualização para abordar o assunto, trazendo atenção para o que ocorre no Senado, além de abordar a causa da instalação do acampamento na cidade, pela proximidade com senador Fernando Bezerra Coelho. Além de salientar outras manifestações ocorridas na região a favor da democracia e contra o golpe. Porém, faz seu posicionamento quando utiliza a palavra “inconsistente” referindo-se ao processo de interrupção do governo da presidente Dilma Rousseff.

Quando faz abordagem ao acampamento, o blog Edenevaldo Alves utiliza de poucas palavras e dá somente a localização, período e a programação. Contudo, no final da matéria deixa escapar seu posicionamento político quando diz que os organizadores querem chamar a atenção da população para o que acontece no Senado, o que esses chamam de “golpe”, dessa mesma forma com aspas para enfatizar.

Com relação ao mesmo assunto o blog 60graus apresenta a matéria trazendo uma bandeira do Movimento dos Sem Teto- MST, destacando a presença de uma liderança do movimento, além de um integrante da CUT (Central Única dos Trabalhadores) de Pernambuco. O blog apresenta para o público um viés dos movimentos populares, visto que deixa claro quem organiza o evento, o propósito, a programação. Porém, é breve na sua abordagem, como se deixasse para o leitor buscar o seu posicionamento. Tenta manter a sua imparcialidade, sendo suscito, porém puxando o viés do acampamento, visto que seu título é para o MST.


As matérias que são veiculadas a todo o momento pela “Nossa Mídia de Todos os Dias”, nos deixa sempre o sabor de que não é isso que queremos. A Democracia é o que queremos para o Brasil, mas também uma mídia não partidária, sim imparcial e deixe aos leitores o papel que lhes cabem de serem parciais, mas com suas próprias análises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário