sábado, 16 de abril de 2016

Acompanhamento da mídia local à pré candidatura da Prefeitura de Petrolina

Por: Andrea Santos

Os Pré-Candidatos à Prefeitura de Petrolina já deram início a uma discreta campanha, o foco no momento é ser primeiro indicado pelo partido como candidato. Para isso é muito importante estar em destaque na cidade e ser eleito como melhor opção. Hoje vários blogs disponibilizam enquetes para a população opinar sobre qual candidato seria o mais votado, qual candidato o atual prefeito Julio deveria indicar,  e por ai vai.. Mas o que se pode afirmar é que no mundo da política tudo pode acontecer, e nada está definido até o momento.
É fato que os pré candidatos estão fazendo em Petrolina, e de forma cada vez menos sutil, é tornar-se popular no município, realizando eventos públicos para chamar a atenção da população. E os petrolinenses que usam cada vez mais as redes sociais para ficar por dentro das tramas políticas, acompanham tudo pela mídia com um foco especial nos blogs. A partir disso, teço criticas sobre a forma com a qual os blogs Carlos Britto, Vinicius de Santana e Edenevaldo Alves reproduziram a semana dos possíveis pré candidatos a prefeitura de Petrolina.
No  caso do blog Carlos Britto, ele escreve duras criticas com textos ásperos contra possíveis candidatos à prefeitura sobre assuntos pertinentes, o que seria até louvável se essas criticas chegassem a todos os pré candidatos, mas em relação a criticas negativas contra o grupo do Senador Fernando Coelho, a coisa já muda de figura, e não me parece parcial. O que se vê no blog são matérias curtas, com fotos imensas, e títulos polêmicos. Mas a tal da imparcialidade e credibilidade, deixa espaço para a dúvida.
Já no Blog do Vinicius de Santana pode-se observar a imensa quantidade de textos institucionais, e boa parte deles são releases que estão em vários outros blogs da mesma forma, o que empobrece a qualidade do blog. É notório que não existe uma contextualização dos fatos, as noticias de fato estão na página, mas parecem ser publicadas da mesma forma que são recebidas dos assessores políticos, e não recebem um aprofundamento maior sobre a importância dos movimentos políticos dos pré- candidatos.
No blog de Edenevaldo Alves, assim como o de Vinicius de Santana, não faz uma boa  contextualização dos fatos, ele também não afronta o posicionamento dos prefeituráveis, apenas expõe como Carlos Britto muitas fotos e curtos textos, a maior diferença desse blog para os demais analisados são os vídeos com conversas com alguns pré candidatos, que por si só já esclarecem algumas dúvidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário