sábado, 16 de abril de 2016

A era do 'ctrl+c ctrl=v'

Não, não é formula matemática, é a forma em que as noticias do Vale do São Francisco vem sendo ''produzidas''. Na era do comodismo, em que é preferível receber releases ou simplesmente copiar e colar matérias de outros veículos sem nenhum tipo de apuração, vez  ou outra nos deparamos com noticias veiculadas erradas e que são disseminadas facilmente em toda a região.

Esta semana o G1 Petrolina, publicou uma  matéria com título: "Sertão de PE tem 26 confirmações de microcefalia e mais de 145 suspeitas", a mesma foi compartilhada por diversos blogs.  O texto incluiu erroneamente a cidade de Lagoa Grande (PE) como apresentando o primeiro caso de microcefalia confirmado na cidade, sem apuração alguns veículos publicaram na integra a matéria. A secretária de Saúde do município, Fabíola Salvador, em entrevista negou a informação, e ainda completou dizendo "que nem casos suspeitos existem".

O G1 Petrolina não colocou nenhuma nota de retratação, simplesmente realizou a edição do texto apagando os dados errados. Os blogs da cidade de Lagoa Grande, "Lagoa Grande net", "Lagoa Grande Notícia" e o blog da cidade de Salgueiro, "SG10" foram os veículos utilizados nesta análise. Um dos três blogs analisados sinalizou o erro compartilhando desta vez o link do boletim da Secretária de Saúde do Estado, para que os leitores pudessem constatar a falha por parte do site de notícias da Globo.  

Erros assim continuarão acontecendo se não houver comprometimento dos veículos de comunicação em analisar criteriosamente as informações recebidas e não apurarem a fundo o que estão compartilhando com os seus leitores. 

Angel Farias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário