sábado, 16 de abril de 2016

"A Manifestação com Adesivo" do caso Beatriz e a cobertura dos blogs locais

Já  se passaram quatro meses do caso da menina Beatriz Angélica Mota, de sete anos, morta a facadas numa festa de formatura, dentro do Colégio o qual estudava e que seu pai era professor, em Petrolina-PE e a cobertura nos blogs locais continua a mesma, apenas divulgam a "notícia pela notícia" e nada de novo é acrescentado.

Na última quinta-feira (14) o grupo “Beatriz Clama Por Justiça”, criado por uma plataforma das redes sociais, realizou uma manifestação em frente ao colégio Nossa Senhora Auxíliadora. Durante o protesto foram colocados adesivos em veículos que passaram pela Avenida Guararapes, além de distribuição de flores brancas, simbolizando o amor ao próximo, de acordo com uma das organizadores do ato.

Ao analisar como o portal G1 e os  blog Edenevaldo Alves e  Carlos Brito  têm veiculado esta notícia, é nítida a diferença nas apurações. Pois de cara percebe-se a falta de comprometimento com a investigação dos fatos por parte dos blogs, comparado ao conteúdo publicado pelo site da globo.

Enquanto que a notícia produzida no G1 possui todo um levantamento de informações e dados, a exemplo da estatística de distribuição de adesivos, que de acordo com  portal foram distribuídos cerca de 5 mil adesivos e 50 flores, também traz o depoimento de fontes diferentes. Nos blogs é visível  que as postagens são produzidas através  releases do próprio G1.

Porém, de modo geral o que está sendo noticiado a respeito no caso pela  mídia local não inclui nada de inédito, são reproduzidas as mesmas informações desde que aconteceu o crime, declarações feitas pelos investigadores  e as manifestações que são realizadas em apoio ao desfecho do caso.

É preciso que os especialistas da área jornalística  e os que se intitulam profissionais, revejam o  verdadeiro papel da informação, o comprometimento com a apuração dos fatos e sua conduta profissional frente ao seu dever social.

Elinete Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário