sábado, 30 de abril de 2016

A prática de cópias nos blogs e sites de informação da região

Por: Beatriz Souza

Na última quinta feira (28) Uma mulher de 53 anos morreu no Hospital Regional de Juazeiro e existe a suspeita da morte ter sido causada pela gripe H1N1 e há outros casos da doença sob investigação. A noticia chamou a atenção da população e correu os blogs da região.

Após analisar algumas matérias publicadas sobre o assunto nos  blogs Vale Noticia; Carlos Britto; blog do Pr Hélio Amaral e nos sites de informação:  Bahia no ar e Correio 24 horas percebo que em sua maioria as matérias saíram as mesmas, e todas elas são notas superficiais, que esclarecem pouco sobre o caso.

É notável a prática da cópia sem freios feita pela maioria desses blogs e sites de comunicação, sendo assim, acredito que o conteúdo dos textos devem ser considerados no mínimo duvidoso. Nos textos (cópias) analisados percebo que se o leitor não souber o que é a gripe H1N1, como se prevenir, quando surgiu, quais os riscos, o por que de se noticiar o acontecimento, ele vai continuar sem saber, por que não há essas informações contidas nas matérias.

Entendo que a informação e conhecimento devem ser compartilhados, mas no campo do jornalismo é imprescindível ter cuidado com o que se publica (e se cola) na internet. Outro péssimo hábito de muitos blogs é a ausência de citação de fonte e de autor ao reproduzir informação. Poxa, já que não quis ir atrás da informação, não custa creditar o texto e a foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário